TRANSLATOR TO ALL LANGUAGES. CLIQUE HERE

Total de visualizações de página

ATENÇÂO:Coloque o seu NOME/ SOBRENOME, qual a igreja que congrega e seu EMAIL para receber os ESTUDOS Bíblicos. SEM ESTES DADOS NÃO SERÁ CADASTRADO.Exemplo:Marcio Lima - [traço] Batista/Evangélica - [traço] oliv123131@ig.com.br

This form is powered by the Mail-Maniac form mailer

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Rei Sacerdote da ordem de Melquisedeque a Direita de Hashen.



Em Salmos 110:4 o Altíssimo D'us usou o verbo reflexivo niphal (shaba` nacham) e jurou por si mesmo - nisba' e a declaração paralela é welo' yinnahen (e não se arrependerá, niphal).


http://www.blueletterbible.org/cgi-bin/tense.pl?book=Psa&chapter=110&verse=4&strongs=8735

Este verbo é usado também quando os escritores falam do arrependimento de Hashem (Gn 6.6, Ex 32:14, Jz2:18, 1 Sm 15:35, Am 7:3 e Jn 3:10), isto é quando as circunstâncias mudam, e Hashem não procede como tinha dito que faria. Mas, ao pronunciar o juramento, Ele não se recusará a levar adiante a sua palavra.

Hashem jura: 'attâ-koken le'olam (tu és sacerdote para sempre).

O sacerdócio eterno do soberano senhor não é aarônico. A frase hebraica 'al-dibrati malki-sedek (segundo a ordem de melquisedeque) indica um sacerdócio de outra espécie.

No verso 5 de Salmos 110, se pode ver o título deste sacerdote em hebraico, embora David se refere no verso 1 como Adoni e posteriormente David vê o erro e muda para Adonay no verso 5: 'adonay (o soberano Senhor). Como lhe foi ordenado sentar-se 'a mão direita do Pai, assim agora David fala do rei-sacerdote 'a mão direita de Hashem.

Na verdade, embora seja sacerdote, ele é também rei.

No verso 5b diz: "No dia de sua ira ele esmagará os reis" Ele executará o julgamento, isto é, Ele julgará e executará o veredito entre as gentes e nações (Sl 72:2,9-11). A frase male' gewîyôt (enche-as de cadáveres) (v.6) pode soar dura, mas indica a vitória completa do soberano Senhor e a aniquilação de seus inimigos. Essa frase relembra a promessa de D'us a Eva (Gn.3:15) e a profecia de Balaão (Nm 24:16-19)

Então o Salmo 110 revela o Mashiach, o Rei sacerdote eterno (1) revela porque o trono é ocupado: Hashem o ordenou (2) revela porque o mashiach é um sacerdote: Hashem pronunciou como tal (3) revela o tipo de sacerdócio que estará em vigor daqui para frente: a ordem de Melquisedeque (4) revela a intenção do seu reino e sobre todas as nações, (5) revela vitórias para o reino e o intento inabalável de buscar a conquista a vitória total de Hashem, que assegura a seu povo Israel.

A perspectiva escatológica é também evidente nessa revelação messiânica: é le-ôlam (para a perpetuidade) que 'adonay (o Senhor) reinará e será reconhecido como Sacerdote da ordem eterna.

Todo o capítulo deste Salmo é aplicado ao Mashiach pelos Targums e Midarshim (exposição) e comentadores posteriores.

De acordo com o Brit Chadasha (Mateus 22:44 - Marcos 12:36 - Lucas 20:43 - Atos 2:35 - Hebreus 1:13), relaciona esta passagem de Salmo 110:1 a Jesus de Nazaré.

Rabinos modernos posteriormente fizeram vários esforços para omitir a antiga exegese judaica de passagens favoráveis 'as pretensões do Brit Chadasha, mas o Midrash interpreta o Salmo 18:36 assim:

" O rabino Judah (Yoden), em nome do rabino Chama (kama), diz que, no futuro, o Santo - bendito seja Ele! - fará o Rei Mashiach sentar-se 'a sua mão direita, como está escrito (Salmo 110:1). Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te 'a sua mão direita.

Assim o Midrash Tehilim, sobre o Salmo 2 diz”: “ os assuntos do Mashiach são relatados na Torá (Pentateuco) - Êxodo 4:22, nos Profetas - Isaías 53:13, e na Hagiographa - Salmo 110:1”. Assim, também o Midarsh sobre o Salmo 18:35 a 50.

O rabino Saadia Gaon (sobre Daniel 7:13): " E este é o Mashiach, Justiça nossa, como foi dito: "Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te 'a minha mão direita até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés".

No midrash B'reshith Rabbah: " E quando Israel peca, o Mashiach busca misericórdia para eles, como está escrito:

"Pelas Suas feridas fomos curados, e Ele velou os pecados de muitos, e fez intercessão pelos transgressores.

O rabino Alshek diz:

"Eles erguerão seus olhos para Mim em prefeito arrependimento quando virem Aquele a Quem transpassaram, que é o mashiach, filho de José.

Por "eles" os rabinos querem dizer as nações gentias que haveriam de matar o Mashiach Ben José na guerra de Gogue e Magogue, mas concordam que isso refere-se a um Mashiach Que seria morto.

O véu foi rasgado em dois, de alto a baixo, quando o Mashiach pagou o preço com o Seu próprio sangue. Levítico 16 compare com Mateus 27:51 - Hebreus 10:9,10 - Hebreus 4:5-16 - Hebreus 10:19-22.

Hebreus 10:12-17

12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de D'us, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés...

16 Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:

E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.

Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.


Este é o evangelho da graça de D'us!

Shalom

--------------------------------

Para ver a passagem do Salmo 110:5 no hebraico, acesse site abaixo, coloque a passagem desejada e ao aparecer o Salmo, clique RETRIEVE na letra "C" em azul A ESQUERDA DO VÍDEO, que verá a passagem no hebraico ADONAY e respectivos strongs.

Blue Letter Bible (consultas bíblicas on-line) Ver Strongs no Hebraico e grego. Lexicon.


http://www.blueletterbible.org/search.html#verse


Assunto debatido no Fórum Yeshuasarshalom:


http://yeshuasarshalom.foroportal.us/portal/viewtopic.php?p=227#227


.......

Arquivo do blog